Objetivo Geral

  • Comprometer-se com o Pacto Educativo Global em vista de uma educação alicerçada nos princípios do novo humanismo em prol das futuras gerações.

Objetivos Específicos

  • Promover a discussão e o envolvimento das Comunidades Educativo-Pastorais, incluindo as lideranças infanto-juvenis, na temática do Pacto Educativo Global em perspectiva educomunicativa.
  • Planejar ações protagônicas e empreendedoras, que em sintonia com a cultura juvenil e a cidadania ativa e responsável, promovam novas experiências educacionais.

Destinatários

  • Gestores, Educadores e Estudantes de Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Cada escola indicará 12 representantes, sendo 6 gestores/educadores e 6 estudantes (2 de cada segmento).

Onde?

Fórum virtual

Quando?

17 e 18 de junho de 2021
Quinta e Sexta

14h30 às 17h30
*Horário de Brasília

Programação do Evento

30

Acolhida e Oração

Diretorias Executivas RSB-Escolas e RSB-Comunicação

Por que é importante o Pacto Educativo Global na Rede Salesiana Brasil?

Ir. Teresinha Ambrosim
Pe. Nivaldo Pessinatti

Apresentação dos vídeos com depoimentos de crianças, adolescentes e jovens, das diversas regiões do Brasil, relativos à escola que sonham a partir do Pacto Educativo Global

Estudantes da RSB-Escolas

Intervalo musical

Socialização de Práticas pelo Pacto Educativo Global

Gestores e Educadores da RSB-Escolas

Feedback e encerramento do dia

Diretorias Executivas RSB-Escolas e RSB-Comunicação

Acolhida e Oração

Diretorias Executivas RSB-Escolas e RSB-Comunicação

Fóruns de discussão por segmento para a socialização de propostas que contribuam para a elaboração de projetos pelo Pacto Educativo Global

Gestores, Educadores e Estudantes da RSB-Escolas

Intervalo musical

Plenário para socialização das sínteses dos grupos

Gestores e Educadores da RSB-Escolas

Síntese para a continuidade das ações pelo Pacto Educativo Global à luz das propostas compartilhadas pelos estudantes

Diretorias Executivas RSB-Escolas e RSB-Comunicação

Avaliação do evento e encerramento

Diretorias Executivas RSB-Escolas e RSB-Comunicação



Materiais de Estudo

Dicionário do Pacto Educativo Global
Dicionário organizado pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), com a colaboração de: Humberto Silvano Herrera Contreras, Ir. Jorge Luiz de Paula e Ir. Cláudia Chesini. Os direitos desta obra são de todas as pessoas de boa vontade que desejam tornar o Pacto Educativo Global uma opção de vida para uma sociedade do bem comum.


E-book "Educomunicação na Perspectiva do Pacto Educativo Global"
E-book organizado pela Rede Salesiana Brasil, de autoria da Irmã Helena Corazza, estruturado em três partes com fundamentação teórica para subsidiar os estudos e reflexões sobre: I - Educomunicação – Uma Síntese Integradora num Mundo de Desafios Emergentes; II - Pacto Educativo Global – Um compromisso de todos; III. Educomunicação e Pacto Educativo Global.


Guia "Construir o Pacto Educativo Global: do Local ao Global"
Guia organizado pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, com o apoio da OIEC, da União Internacional das Superioras Gerais (UISG/USG) e da Congregatio de Institutione Catholica (De Studiorum Institutis), com orientações e fases de construção destinadas a todas as pessoas e instituições que queiram aderir e cocriar com outros o Pacto Educativo Global, em prol de uma educação mais humana, fraterna, solidária e sustentável.

Artigo "Pacto Educativo Global: a oportunidade de (re)construção do diálogo com as novas gerações"
Artigo de autoria de Patrícia Espíndola de Lima Teixeira, que trata do convite do Papa Francisco à sociedade para a reconstrução do Pacto Educativo Global