SOBRE
Objetivo Geral
O Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (ENAC) vem sendo realizado desde 2023, na modalidade virtual, envolvendo não somente os comunicadores, mas todos os atores das comunidades educativo-pastorais. Em 2025, será realizado presencialmente, com a atuação sinodal do Comitê de Coordenadores Inspetoriais de Comunicação em sua idealização, organização e realização. O objetivo é fortalecer o sentido de pertencimento à RSB, as ações sinodais e os processos de educomunicação nas presenças salesianas
Quando?
06 de agosto a 09 de agosto de 2025
(início às 12h do dia 06/08 e término às 12h do dia 09/08)
Participantes
Inspetores, Coordenadores Inspetoriais de Comunicação e Comunicadores de todas as presenças da Rede Salesiana Brasil, sendo 1 (uma) vaga por presença.
Programação do evento
Chegada dos participantes ao hotel
Almoço
Restaurante do Hotel Rainha do Brasil
Transfer para o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida
Abertura do evento
Diretores Executivos da RSB e Inspetores Referentes da Comunicação
- Ir. Silvia Aparecida da Silva
- Pe. Sérgio Augusto Baldin
- Ir. Maria Carmelita Conceição
- Pe. Francisco Inácio Vieira Junior
Local: Arena do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida
Comunicação como dimensão carismática: perfil do comunicador salesiano
Coffee
Comunicação como dimensão carismática: perfil do comunicador salesiano (Painel e atividades em grupos)
Oração / Boa Noite
Transfer do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida para o Hotel
Jantar
Restaurante do Hotel Rainha do Brasil
Café da manhã
Transfer do Hotel para o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida
Acolhida / Oração
- Coordenadores Inspetoriais da Comunicação (Eduardo e Euclides)
Comunicação como ferramenta estratégica
- Fabrício Felix (Novos Conceitos)
Coffee
Comunicação como ferramenta estratégica (Painel e atividades em grupos)
- Fabrício Felix (Novos Conceitos)
Transfer do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida para o Hotel
Almoço
Transfer do Hotel para as visitas guiadas
Visitas guiadas (conforme opção na inscrição)
- Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora - Guaratinguetá/SP
- Réplica da Casa de São João Bosco - Obra Social de Pindamonhangaba/SP
- Santuário Nacional de Aparecida/SP
Missa no Santuário Nacional de Aparecida/SP
Transfer da Basílica (Ponto de Encontro) para o Hotel
Jantar
Café da manhã
Transfer do Hotel para o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida
Acolhida / Oração
- Coordenadores Inspetoriais da Comunicação - Pe João Carlos e Flávio
Workshop “Tecnologias emergentes e IAs que potencializam o trabalho salesiano”
Coffee
Workshop “Tecnologias emergentes e IAs que potencializam o trabalho salesiano”
Transfer do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida para o Hotel
Almoço
Transfer do Hotel para o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida
Oficinas Temáticas
- Oficina temática 1 - Captação de recursos e inovações no mercado da ação Social (Sandra Sahd)
- Oficina temática 2 - Captação de alunos e inovações no mercado da educação (Renato Rocha)
- Oficina temática 3 - Planejamento de Comunicação no âmbito da Pastoral (Ricardo Alvarenga)
- Oficina temática 4 - Inteligência artificial voltada ao marketing (Fabrício Felix)
- Oficina temática 5 - Lei Geral de Proteção de Dados: orientações e diretrizes práticas para as obras salesianas (Frank Ned) (Flávio - indicação Pedro)
- Oficina temática 6 - Gestão de Crise e Comunicação Institucional: Estratégias para Proteger a Reputação em Tempos de Turbulência ()
Coffee
Oficinas Temáticas
- Oficina temática 1 - Captação de recursos e inovações no mercado da ação Social (Sandra Sahd)
- Oficina temática 2 - Captação de alunos e inovações no mercado da educação (Renato Rocha)
- Oficina temática 3 - Planejamento de Comunicação no âmbito da Pastoral (Ricardo Alvarenga)
- Oficina temática 4 - Inteligência artificial voltada ao marketing (Fabrício Felix)
- Oficina temática 5 - Lei Geral de Proteção de Dados: orientações e diretrizes práticas para as obras salesianas (Frank Ned) (Flávio - indicação Pedro)
- Oficina temática 6 - Gestão de Crise e Comunicação Institucional: Estratégias para Proteger a Reputação em Tempos de Turbulência()
Oração / Boa Noite
- Coordenadores Inspetoriais da Comunicação - Euclides e Eduardo
Transfer do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida para o Hotel
Jantar
Café da manhã
Transfer do Hotel para o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida
Orientações aos grupos por Inspetoria
Processos de escuta, partilhas e compromissos assumidos pelas inspetoria
Coffee
Plenária
Celebração Eucarística -
Transfer do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida para o Hotel
Almoço
Transfer do Hotel para o Aeroporto de Guarulhos
Informações
-
Hotel Rainha do Brasil
Endereço: Rua Isaac Ferreira da Encarnação, 501, Jardim Paraíba - Aparecida (SP)
Telefone: (12) 3104-3568 -
Hotel Rainha dos Apóstolos
Endereço: Av. Isaac Ferreira Encarnação, 501 - Jardim Paraíba, Aparecida - (SP)
Telefone: (12) 3104-1010 - Check-in: a partir das 14:00 do dia 06/08
- Check-out: até às 12:00 do dia 09/08
- Ficha do hóspede
O custo das passagens ficará a cargo de cada participante, que deverá informar, no formulário de inscrição, a data e o horário de chegada do voo. O destino do voo deverá ser o Aeroporto de Internacional de Guarulhos/SP, de onde sairão os traslados para Aparecida/SP.
Do Aeroporto de Guarulhos para a cidade de Aparecida será oferecido transporte, exclusivamente no dia 06 de agosto. Confira os detalhes:
- Traslado do Aeroporto de Guarulhos para Hotel Rainha do Brasil no dia 06/08: saída às 10h do Aeroporto.
- O ponto de encontro será no terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos (Desembarque doméstico leste), no "Café 3 Corações", que fica próximo à Piazza pizzaria e ao Café Vila do Grão.
- Contato da pessoa responsável pela recepção dos participantes no aeroporto: Jeane Ivrosk (11 95445-2041).
Da cidade de Aparecida para o aeroporto de Guarulhos Será oferecido transporte no dia 09 de agosto, saída às 13h15 e 13h30 do Hotel.




Atenção:
- Na compra da passagem, considerar que a chegada ao aeroporto de Guarulhos seja com, pelo menos, 01 hora de antecedência em relação a estes horários.
- Em caso de chegada antes do dia 06/08 ou permanência após o término do encontro, todos os custos ficarão a cargo de cada participante.
- Somente poderão utilizar o traslado as pessoas que fizeram a opção por esse na inscrição, pois as vagas são limitadas.
A alimentação será subsidiada pela RSB, incluindo: