>Glossário
Agentes transformadores: é aquele ser humano e/ou aquele profissional capaz de ter visão do dinamismo e da complexidade dos processos, de como se entrelaçam e interagem as necessidades pessoais e sociais em relação à indissolúvel unidade com os contextos, capaz de antecipar aos problemas e assumir o risco das inovações, sendo, ao mesmo tempo, responsável e competente na produção de alternativas, propostas, sugestões e compromissos mais ajustados à necessidades e mais ricos e estimulantes para a criação de ambientes e contextos mais educativos e, definitivamente, mais acolhedores para viver e conviver.
Assertividade: é uma estratégia de comunicação que se encontra como ponto intermédio entre dois comportamentos opostos: a agressividade e a passividade (ou a não-assertividade). Os especialistas definem-na como sendo um comportamento comunicacional de maturidade em que o sujeito não agride, não ofende nem desrespeita, mas também não se submete à vontade de outras pessoas; em contrapartida, exprime as suas convicções e defende os seus direitos.
Bulling: Forma repetida de violência física, psicológica ou social sofrida por uma ou mais pessoas, sem uma causa específica ou em razão de discriminação.
Competências conversacionais. que são aquelas requeridas para fazer pedidos, ofertas e promessas. Esta ação não está interessada, sem deixar de reconhecer sua importância, na realização das tarefas individuais, e, sim, nos pontos de contato entre as tarefas individuais. Noutras palavras, este tipo de ação se interessa em observar os relacionamentos, as interfaces entre as pessoas, como elas se articulam, negociam, chegam a acordos, em suma, como realizam e cumprem suas promessas. compreendemos as que se referem a processos relacionais, como escutar a comunidade escolar, dar e receber juízos, fazer declarações etc. Iremos abordando essas competências na medida em que se vão apresentando no texto.
Complexo do Alemão O Complexo do Alemão é um bairro da zona norte do Rio de Janeiro. É um conjunto de favelas que compõem o bairro, sendo um dos mais violentos do Rio de Janeiro. Fica localizado entre os bairros de Ramos, Penha, Olaria, Inhaúma e Bonsucesso. Nos anos de 1920, as terras da serra da Misericórdia, uma área ainda rural, foram adquira por Leonard Kaczmarkiewicz, polonês, que passou a ser chamado pelos moradores da época de “alemão”, daí o termo “morro do Alemão”, muitos desses moradores trabalhavam para o Curtume Carioca que lá existia. A ocupação e construção de moradias só aconteceriam a partir dos anos 1950, quando Kaczmarkiewicz resolveu repartir seu extenso terreno em pequenos lotes para vender.
Criatividade: do latim creatio, criação. A criatividade é uma qualidade adquirida por pessoas curiosas que buscam inspiração em informações e têm a sensibilidade de percebê-las de forma diferente.
ECA – estatuto da criança e do adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas, e expedindo encaminhamentos. O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Ela regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988, internalizando uma série de normativas internacionais.
Espontaneidade: é a capacidade de agir de modo “adequado” diante de situações novas, procurando transformar seus aspectos insatisfatórios. A possibilidade de modificar uma dada situação implica em criar, e a criatividade é indissociável da espontaneidade (esta permite que o potencial criativo se atualize e se manifeste).
Flexibilidade autêntica: a princípio significa ter os pés bem firmes no chão, ter bem assentada nossa ação na realidade cotidiana e nas necessidades presentes, mas não nos instalarmos na cultura de queixa ou da lamentação, muito menos para que nos acomodarmos com a impotência e a fragilidade que possamos induzir de percepções estreitas e enviesadas. Flexibilidade autêntica é, então, ter capacidade, e exercê-la, para descobrir as potencialidades e as possibilidades do presente e de nossa época, o que requer novos olhares, novas propostas e novas ações mais criativas, mais abertas, menos apegadas aos sintomas e mais abertas aos aspectos contextuais e ambientais que estão na origem desses sintomas.
Imparcialidade: ação de que não sacrifica a justiça ou a verdade em favor de considerações particulares. Não ficar nem de um lado e nem do outro, nem contra e nem a favor. É ser equitativo.
Kairos: significa “o momento certo ou oportuno”. Quando estamos totalmente absorvidos e vivemos no momento presente, sempre que nos sentimos apaixonados pelo que estamos a fazer ou pelas pessoas com quem estamos, empenhados, absorvidos, vivemos no Kairos.
Kairós é o tempo que alimenta a alma.
Mohandas karamchand Gandhi: foi um líder e pacifista indiano, que lutou pela independência da Índia e por seu esforço foi criado o Estado muçulmano do Paquistão.
Neutralidade: O conceito de "neutralidade em conflitos" deve ser distinguido daquele do não-alinhamento, isto é, a recusa em participar de alianças para conservar a neutralidade no conflito. É diferente de passividade.
Ordem democrática: garantia de tanto nos mecanismos legais como no cotidiano das instituições, a possibilidade de participação da sociedade. É a proteção dos esforços do homem e da mulher ou do grupo para se formarem e serem reconhecidos como sujeitos.
Senso comum: O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem.
Visão Holística ou sistêmica: aquela que tende a despertar e desenvolver tanto a razão quanto a intuição, a sensação e o sentimento. Busca de harmonia entre as funções psíquicas. Visão integrada das coisas e conteúdos. Visão do mundo como um todo integrado como um organismo.