Índice
1. Introdução ao estudo de conflitos.
1.1. Conversando sobre conflitos
1.2. Conversando sobre conflitos no ambiente escolar
1.3. Conversando sobre “violências”
1.3.1 Conflitos e violências no âmbito das interações sociais cotidianas
1.4. Conversando sobre Violência e Não-violência
1.5. Fatores externos e internos que podem gerar violência na escola.
2. Bullying nas Escolas.
2.1. O que é Bullying
2.1.1 Ciberbullying
2.1.2 A tradução para a palavra Bullying
2.1.3 Bullying Direto e Indireto
2.2. O que não é Bullying
2.3. O que nos diz a Lei para casos de Bullying e Ciberbullying
2.4. Causas e origens do Bullying
2.5. Consequências do Bullying
2.6. Personagens da ação do Bullying
3. Quem deve cuidar do Bullying na Escola e possibilidades de intervenção.
3.1. O Papel do professor
3.2. O Papel da Família
3.3. O papel da Escola
3.4. O papel do Estado
3.5. Prevenindo o Bullying
3.6. Possibilidades de Prevenção: Pensando um Programa Antibullying
3.7. Resolvendo conflitos: Negociação e Mediação
3.7.1.1. Comunicação Não-Violenta (CNV)
3.7.1.2. Mensagens-eu
3.7.1.3. Aprendendo a ouvir: Escuta-ativa
3.7.1.4. Negociação de Conflitos
3.7.1.5. Mediação de conflitos
4. “Arregace as mangas e mãos à obras”.
4.1 Quem é o mediador de conflitos e quem é o Mediador de Conflitos na Escola.
4.2 Limites da Mediação e do Mediador
4.3 Papel e perfil do Mediador
4.4 Construção de um ambiente cooperativo na escola.
4.5 O potencial das parcerias e redes internas e externas.
4.6 “Mãos a Obra”.
4.6.1 Começando por mim. Capacitando a mim mesmo.
4.6.2 Capacitação da Equipe Escolar, dos Estudantes e da Comunidade.
4.6.3 Ferramentas pedagógicas para ajudar nas oficinas.
4.6.3.1 Filmes
4.6.3.2 Músicas
4.6.3.3 Dinâmicas e Jogos Cooperativos