Apresentação
Caro (a) educador (a),
Seja bem-vindo (a) ao curso de atualização em Educação Inclusiva. Esse curso tem carga horária de 60 horas e duração de três meses. O objetivo principal é apresentar os princípios básicos para a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Você terá oportunidade de refletir sobre os princípios para a organização de uma escola inclusiva e conhecer um pouco mais sobre os transtornos funcionais específicos, as altas habilidades ou superdotação, o transtorno do espectro autista, as deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais, múltiplas e a surdocegueira. Procure se organizar para participar das atividades, discussões nos fóruns e estudar os conteúdos complementares disponibilizados em cada módulo. Bons estudos!
Objetivos de aprendizagem
Ao concluir o estudo das aulas, você estará apto a:
• Observar os sinais de dislexia e TDAH nos alunos de sua turma e propor os encaminhamentos necessários para uma avaliação adequada;
• Reconhecer as necessidades de apoio suscitadas por cada aluno e oferecer os recursos necessários para sua aprendizagem.
• Observar sinais que podem indicar a presença da deficiência intelectual em determinados alunos e sugerir encaminhamento para avaliação multiprofissional;
• Determinar as necessidades de suporte pelos alunos com deficiência intelectual;
• Modificar as estratégias pedagógicas, incorporando em sua rotina recursos que favoreçam o processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual;
• Compreender a diferença entre deficiência auditiva e surdez;
• Compreender o processo de aquisição de conhecimento do aluno com deficiência auditiva/surdez;
• Levantar as necessidades de suporte dos alunos com deficiência auditiva/surdez;
• Utilizar estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem do aluno com deficiência auditiva/surdez.
• Compreender que para cada tipo de deficiência física há uma necessidade de suporte específica dentro do contexto escolar;
• Utilizar estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem do aluno com deficiência física;
• Definir o que é o conceito pedagógico de deficiência visual;
• Distinguir a diferença entre cegueira e baixa visão;
• Reconhecer algumas ajudas técnicas para pessoas com deficiência visual;
• Proporcionar, na sala de aula, as melhores condições ambientais para a inclusão de alunos com deficiência visual;
• Conhecer algumas dicas de convivência entre pessoas com e sem deficiência visual.
• Observar e reconhecer os sinais e as características da surdocegueira e da deficiência múltipla sensorial;
• Realizar encaminhamentos necessários, dentro das áreas afins, para possibilitar uma avaliação adequada de seu aluno;
• Verificar as especificidades de cada aluno para as adequações e recursos necessários para a aprendizagem;
• Discutir os casos em atendimento com demais profissionais de áreas correlatas;
• Organizar e mediar situações de desenvolvimento de seu aluno.
• Compreender e reconhecer as principais características do Transtorno do Espectro Autista;
• Elaborar uma rotina escolar que potencialize a aprendizagem do aluno autista;
• Realizar as adaptações necessárias para o pleno desenvolvimento dos alunos com autismo.
• Compreender quem são os alunos com altas habilidades ou superdotação;
• Observar as características de superdotação presentes em seus alunos;
• Elaborar propostas de enriquecimento curricular que contemplem as necessidades específicas dos alunos com altas habilidades ou superdotação.
• Compreender o conceito de Adaptação Curricular;
• Definir as formas de adaptação curricular necessárias para cada aluno público alvo da educação especial;
• Elaborar adaptações curriculares e adaptações de acesso ao currículo beneficiando os alunos que delas necessitam.
• Compreender o que são as tecnologias assistivas e a importância delas para a inclusão escolar de alunos com deficiência;
• Compreender a finalidade da comunicação alternativa e como ela pode ser utilizada em sala de aula;
• Elaborar um plano de ação para a definição dos recursos que podem ser utilizados para os alunos que deles necessitam;
• Identificar os aspectos legais necessários para a organização de uma escola de inclusão de alunos com necessidades especiais;
• Apontar caminhos possíveis na elaboração de um Regimento Escolar que amparados pela legislação vigente, possam garantir a construção de uma escola inclusiva;
• Considerar o aluno como o foco principal no processo de ensino aprendizagem, e, portanto, garantir o atendimento da sua real necessidade na construção do Regimento Escolar.