Educação Inclusiva
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AULA 10 – ADAPTAÇÃO CURRICULAR

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AULA 10

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AULA 10 – ADAPTAÇÃO CURRICULAR

Nesta aula abordaremos a questão da adaptação curricular. O objetivo é apresentar os conceitos relacionados à adaptação curricular, bem como os modos de aplicar esse conhecimento na sala de aula, beneficiando os alunos que necessitam de atendimento individualizado.


10.1. Adaptação curricular: possibilidades e desafios

A adaptação curricular costuma ser um assunto polêmico, que gera muitas controvérsias entre os estudiosos da educação especial. Cabe salientar que o conteúdo apresentado nessa disciplina não está desvinculado das discussões sobre a efetividade desse recurso na escola, pois existem defensores da escola inclusiva que acreditam que se a escola é para todos, entende-se que não são necessários recursos específicos para um grupo de alunos.

O fato é que ainda estamos longe de atingir esse ideal de escola e, por hora, faz-se necessário pensar a adaptação curricular como um recurso que faz parte do processo de construção de uma escola verdadeiramente inclusiva.

Pausa para o vídeo...

Para exemplificar os argumentos ora apresentados, assista ao vídeo “A política nacional para a educação inclusiva: avanços e desafios” https://www.youtube.com/watch?v=JLhp2iOzHbk  


Conforme estudou na primeira aula, a legislação brasileira preconiza uma escola inclusiva. Para que isso ocorra, é necessário repensar nossa escola de hoje. Reflita sobre as seguintes questões:

  1. Minha escola oferece oportunidades iguais para alunos com características específicas?
  2. Como vamos pensar sobre o atendimento educacional para os alunos que necessitam de mais suporte?
  3. O que eu posso fazer em minha turma para acolher todos os meus alunos?

Registre essas reflexões e compartilhe com os demais colegas oportunamente nos fóruns de discussão.

Nesta escola que é de todos e para todos, é preciso refletir sobre as POSSIBILIDADES, a partir da singularidade dos alunos com ou sem deficiência.

a) O currículo

O currículo é pensado como o "O conjunto de experiências (e a sua planificação) que a escola, como instituição, põe a serviço dos alunos com o fim de potencializar o seu desenvolvimento integral." (MANJON E COL, 1997).

  • É construído a partir do projeto pedagógico da escola e viabiliza sua operacionalização;
  • Orienta as atividades educativas, as formas de executá-las definindo suas finalidades;
  • Constitui-se em um guia sugerindo o que, quando e como ensinar, o que, como e quando avaliar.

b) As adaptações curriculares

Consistem no conjunto das intervenções que são realizadas de forma espontânea ou intencional, tornando o currículo apropriado, dinâmico, alterável, com possibilidades de ampliação, a fim de dar respostas às dificuldades dos alunos com necessidades educacionais especiais.

 Essas intervenções podem contemplar os Objetivos, os Conteúdos, as Estratégias metodológicas, Temporalidade/Organização e/ou a Avaliação, sendo necessárias para tornar o currículo regular apropriado às necessidades dos alunos.

É importante salientar que não se trata de um novo currículo para o aluno que tem deficiência, mas um currículo dinâmico, alterável e passível de ampliação.

A planificação pedagógica e a ação docente devem se fundamentar nos seguintes critérios:

  1. O que o aluno deve aprender.
  2. Como e quando aprender.
  3. Que formas de organização do ensino são mais eficientes para o processo de aprendizagem.
  4. Como e quando avaliar o aluno.

Para se implementar uma proposta de adaptação curricular para determinado aluno, é necessário considerar:

  • A preparação e a dedicação da equipe escolar: importante reunir os professores para estudar o tema e acompanhá-los no decorrer do processo.
  • O apoio adequado e recursos especializados, quando necessário: verificar a necessidade de aquisição de materiais específicos ou realização de reformas, que tornem o espaço escolar acessível.
  • As características curriculares facilitadoras, sendo elas:
    • Flexibilidade – nem todos os alunos vão atingir o mesmo grau de abstração ou de conhecimento num tempo determinado. Assim, o professor precisa ter flexibilidade e utilizar diferentes estratégias para auxiliar o aluno a compreender os conceitos mais importantes.
    • Acomodação – Ao planejar a aula, considere e contemple a presença do aluno com necessidades educacionais especiais, preparando materiais específicos, mais aprofundados ou mais simplificados. É preciso cuidar para que o aluno tenha um conteúdo semelhante ou contextualizado, não sendo admitido dar outra atividade para “passar o tempo”.
    • Trabalho simultâneo, cooperativo e participativo – alunos com NEE participam, embora não o façam com a mesma intensidade, nem com o mesmo grau de abstração.

As adaptações curriculares procuram garantir uma programação tão normal quanto possível para todos. A maior parte das adaptações constituem modificações menores no currículo, podendo ser facilmente realizadas pelo professor no planejamento das suas aulas. Elas podem ser:

  • Organizativas: organizar grupos cooperativos para a realização das atividades; organizar o espaço físico da sala.
  • Relativas aos objetivos e conteúdos: priorizar unidades de conteúdo eliminando conteúdos secundários; priorizar objetivos mais simples; modificar a sequência didática da atividade suprimindo os conteúdos secundários.
  • Avaliativas: fazer prova oral; adaptar a prova para o Braille.
  • Nos procedimentos didáticos e nas atividades: introduzir atividades alternativas às previstas, modificar o nível de complexidade da atividade; adaptar materiais; modificar procedimentos.
  • Na temporalidade (mais tempo para conclusão do objetivo): modificar a temporalidade para alcançar determinado objetivo ou conteúdo previsto; mais tempo para a realização da atividade ou da prova.

Não devem ser entendidas como um processo individual entre professor e aluno, pois se realizam em 3 (três) níveis:

1º) No âmbito do Projeto Pedagógico: refere-se aos ajustes do currículo em geral, não sendo necessária uma adaptação individualizada.

Exemplos:

- Flexibilizar os critérios e procedimentos.

- Permitir discussões e propiciar medidas pedagógicas e de avaliação diferenciadas.

- O currículo escolar flexibiliza a priorização, a sequenciação e a eliminação de objetivos específicos.


2º) No currículo em sala de aula
: essas medidas são adotadas pelo professor que modifica a programação das atividades na sala de aula. Focalizam a organização e os procedimentos didático-pedagógicos e destacam o como fazer, a organização temporal dos componentes e dos conteúdos curriculares e a coordenação das atividades docentes, de modo que favoreça a efetiva participação do aluno, bem como sua aprendizagem.

Exemplos:

- Os alunos são agrupados de modo a favorecer os processos de ensino e aprendizagem.

- As metodologias, atividades e procedimentos de ensino são realizados levando-se em conta o nível de compreensão e a motivação dos alunos.

- Os objetivos são acrescentados, eliminados ou adaptados de modo que atenda às peculiaridades individuais e grupais da turma.

 

3º) No nível individual: nesse nível o professor precisa determinar o nível de competência curricular do educando por meio de uma avaliação pedagógica criteriosa, identificando os fatores que interferem no seu processo de aprendizagem. A partir daí, poderá adotar formas progressivas de adequação curricular.

As adaptações curriculares, sejam em que nível for, devem ser precedidas de uma criteriosa avaliação do aluno e contar com a participação da equipe docente, bem como da coordenação e direção da escola;

É necessário promover o registro documental das medidas adaptativas adotadas e evitar que as programações individuais sejam definidas com prejuízo para a escolarização do aluno, seu desempenho, promoção escolar e socialização.


Fonte: https://pixabay.com/pt/conhecimento-livro-biblioteca-1052010/

10.2. Adaptações de Acesso ao Currículo

São alterações ou recursos especiais, materiais ou de comunicação, que venham a facilitar os alunos a desenvolver o currículo escolar.

  • Mobiliário específico.
  • Adaptação de materiais (Braille).
  • Comunicação alternativa.

 

Leitura Recomendada

Para saber mais sobre Adaptação Curricular leia o artigo Passo a passo da adaptação na sala de aula https://escolargo.blogspot.com/2016/06/passo-passo-da-adaptacao-na-sala-de.html, publicado na Revista Nova Escola.  

 

10.3. Avaliação e Promoção

A avaliação norteia as decisões pedagógicas e exerce papel fundamental nas adaptações curriculares. Deve focalizar o aluno, o contexto educacional e o contexto familiar. No entanto, é importante salientar que se a escola promove adaptações em seu cotidiano, a avaliação é apenas um aspecto a ser considerado. Ou seja, não se pode pensar em adaptar somente a avaliação, é preciso considerar todo contexto de atividades realizadas no dia a dia.

Cada aluno deve ser incentivado a dar o melhor de si, tendo em vista suas condições pessoais. Em relação ao aluno, é preciso considerar:

  • Aspectos do desenvolvimento.
  • Nível de competência curricular.
  • Estilo de aprendizagem.

Já, sobre o contexto educacional, é preciso levar em conta:

  • Contexto da aula (metodologias, organização, procedimentos didáticos, atuação do professor, relações interpessoais, individualização do ensino, condições físico-ambientais, flexibilidade curricular, etc.).
  • Contexto escolar (projeto pedagógico, funcionamento da equipe docente e técnica, currículo, clima organizacional, gestão, etc.).

Quando direcionado ao contexto familiar, o processo avaliativo deve focalizar:

  • Expectativas em relação ao aluno.
  • Participação na escola.
  • Apoio proporcionado.
  • Condições socioeconômicas.
  • Dinâmica familiar.

Uma dúvida constante dos professores diz respeito à promoção dos alunos público- alvo da educação especial. Nesse aspecto, cabe salientar que o processo avaliativo deve seguir os critérios adotados para todos os demais ou adotar adaptações, quando necessário. Para essa tomada de decisão, é necessário considerar os seguintes aspectos:

  • Valorização da permanência com os colegas que favoreçam seu desenvolvimento, comunicação, autonomia e aprendizagem.
  • Competência curricular (atingir objetivos e atender aos critérios de avaliação previstos no currículo adaptado).
  • Efeito emocional da promoção ou retenção para o aluno e a família.


Fonte: https://pixabay.com/pt/grupo-pessoa-inclusão-418449/

Essa decisão deve envolver o mesmo grupo responsável pelas adaptações curriculares do aluno. Assim, é preciso:

  • Pensar juntos, a partir do trabalho coletivo.
  • Criar espaços de escuta e de atenção.
  • Manter a busca pela análise e reflexão.
  • Planejar de forma articulada.
  • Pensar nossa disponibilidade enquanto educadores.
Sessão Pipoca

Assista ao filme “Um sonho possível” https://www.youtube.com/watch?v=qacQrxVl0Xo, baseado em fatos reais, que narra a trajetória de um astro do futebol americano. Observe especialmente a cena em que Leight Anne Tuohy (Sandra Bullock) interrompe o treino e orienta Michel Oher, que está tendo dificuldades em compreender as ordens do técnico. Ela consegue encontrar uma forma de se comunicar, auxiliando-o a compreender o que lhe é pedido.

 

Para concluir nossa aula, é necessário relembrar que as adaptações curriculares são medidas pedagógicas adotadas no nível do projeto pedagógico, da sala de aula, das atividades e, somente quando extremamente necessário, o aluno individualmente. Elas focalizam a diversidade de alunos existentes na escola garantindo, àqueles que precisam, igualdade de oportunidades, promovendo maior eficácia educativa nessa escola que é para todos.

 

Atividade
  1. Eleja um aluno de sua turma, que faça parte do público da Educação Especial ou que esteja necessitando de suporte para superar as barreiras que o estão impedindo de aprender. Elabore um texto que contemple os seguintes aspectos.

    1. Breve contextualização do aluno (Não identifique o aluno, cite apenas idade, série, diagnóstico, tratamentos ou acompanhamentos realizados dentro e fora da escola).
    2. Dificuldades apresentadas.
    3. Habilidades demonstradas.
  2. Elabore um plano de aula baseado no conteúdo que você vem desenvolvendo com a sua turma e descreva que tipo de adaptação você promoveria para que esse aluno pudesse aprender plenamente. Procure fundamentar sua resposta.

 

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