AULA 07
clique abaixo para navegar
AULA 7 – SURDOCEGUEIRA E
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA SENSORIAL
Esta aula tem como objetivo esclarecer os conceitos relacionados à Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial, apresentando as possibilidades de suporte escolar suscitadas em cada caso.
7.1. Definições
De acordo com a política do MEC, pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial deverão ser atendidas pela Educação Especial. Mas, quem é essa população?
Pode ser que você, em um primeiro momento, ao ouvir pessoa com surdocegueira, possa pensar que se trata de alguém que não escuta e não enxerga absolutamente nada, o que é esperado para quem ainda não teve conhecimento sobre o assunto. Assim como no caso de pessoa com deficiência múltipla, em que ocorre a associação de duas ou mais deficiências.
Quem desconhece a surdocegueira e a deficiência múltipla sensorial pode inferir que talvez essas pessoas não aprendam, justamente por não se comunicarem por meio da linguagem verbal ou que não sejam capazes de desenvolver outras formas de comunicação pela própria deficiência ou necessidade que apresentam (RODBROE e JANSSEN, 2013).
Cabe lembrar que a formação acadêmica nacional, tanto na Saúde, quanto na Educação, apresenta ainda pouca investigação no que diz respeito ao conhecimento específico de tais deficiências. Estudos sobre a interação entre essa população e seus parceiros de comunicação, são escassos (VILLAS BOAS, 2014).
Lembre-se que esse alunado está ou será inserido nas escolas regulares e deverá ser ofertado um atendimento educacional adequado, que contemple reorganizações estruturais/acessibilidade e pedagógicas.
Ressalta-se que, para que profissionais ofereçam um suporte e atendimento adequados às pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial, há necessidade de maior informação e, sobretudo, formação nas áreas e uma compreensão das consequências dessas deficiências no desenvolvimento desses sujeitos (AMARAL, 2002).
Pensando nisso, com o objetivo de introduzir conhecimentos acerca da surdocegueira e da deficiência múltipla sensorial, a primeira parte da aula tratará da surdocegueira, sua definição, etiologias e características. A segunda parte será sobre a deficiência múltipla sensorial e alguns aspectos referenciais.
Segundo a DEAFBLIND INTERNATIONAL (1999), organização internacional que promove serviços e a defesa dos direitos das pessoas com surdocegueira:
A surdocegueira é uma deficiência com características próprias que implica a existência de uma deficiência auditiva e uma deficiência visual, suficientemente graves, que afetam a comunicação, a mobilidade e o acesso à informação e ao entorno. As pessoas surdocegas também podem ter outras deficiências físicas ou cognitivas. Só uma pequena parte dos surdocegos são completamente surdos e completamente cegos. Consequentemente, o planejamento e a prestação dos serviços necessários requerem a elaboração de respostas e estratégias adequadas.
A surdocegueira é a combinação das perdas de visão e audição que impede o acesso à comunicação, ao ambiente e às pessoas. Uma pessoa que é surdocega pode ou não ter outras deficiências físicas ou cognitivas; cada indivíduo é diferente. (DbI., 1999).
Na definição de MCINNES E TREFFRY (1982):
A criança surdocega apresenta uma deficiência pouco compreendida. Não é um indivíduo cego que não consegue ouvir ou um surdo que não consegue enxergar. É um indivíduo com privações multissensoriais, a quem foi negado o uso simultâneo dos dois sentidos distais. (MCINNES e TREFFRY, 1982, p. 13).
Assista ao vídeo “Surdocegos em busca da comunicação”
No filme é apresentada a surdocegueira, o cotidiano, desafios e sonhos de pessoas com surdocegueira e, ainda, as formas de comunicações por elas utilizadas, as atividades e práticas da vida diária e as práticas pedagógicas empregadas em sala de aula, por meio de depoimentos de pedagogos, guias-intérpretes, equipe multidisciplinar e das próprias pessoas com surdocegueira.