Educação Inclusiva
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AULA 12 – ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE REGIMENTO ESCOLAR INCLUSIVO

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AULA 12 – ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE REGIMENTO ESCOLAR INCLUSIVO

Nesta aula, é apresentado, de forma clara e objetiva, o conceito de Regimento Escolar, suas especificidades e a necessidade da elaboração de um regimento que definirá forma de organização de uma escola. Procure realizar pesquisas complementares sobre o tema em diferentes fontes, para ampliar o seu conhecimento e ter mais subsídios para elaborar o Regimento Escolar para uma escola Inclusiva.

 

12.1. Introdução

Toda organização deve possuir normas e regras que regulem as características das   atividades que executa, impondo limites, estabelecendo direitos e deveres. Isso funciona com o Estado (Constituição Federal e Constituições Estaduais), com organizações diversas (estatutos), com empresas (contrato social) e também com estabelecimentos escolares públicos e/ou privados. No caso de escolas, denomina-se REGIMENTO ESCOLAR o documento, elaborado de forma coletiva com a comunidade escolar sejam eles os profissionais bem como as instituições auxiliares da escola compostas pela representação de pais de alunos, discutido e aprovado pelos seus participantes, descrevendo as regras de funcionamento da instituição que devem ser observadas para a convivência das pessoas que nela atuam e a garantia de um ensino e atendimento de qualidade para os alunos que nela estudam.

12.2. O Regimento Escolar

O Regimento Escolar é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas que deverão ser seguidas para na sua elaboração, como, por exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. InfoEscola www.infoescola.com/educacao/regimento-escolar/


Considerando o contexto de uma escola regular que atenda alunos de Educação Básica e com foco na inclusão de alunos com necessidades especiais, sejam elas por deficiências físico-motoras e/ou intelectuais, e ou superdotação, essa instituição tem como função social a apropriação do conhecimento de forma a tornar possível a compreensão da realidade e a atuação consciente dos cidadãos que a compõem com alternativas criativas e inovadoras. A integração dos alunos com necessidades especiais tem que estar garantida no Regimento Escolar. Todas essas peculiaridades obrigatoriamente devem ser pensadas e incluídas de forma clara e precisa na elaboração do regimento.

 

É ele que estrutura, define, regula e normatiza as ações do coletivo escolar, por ser um espaço em que as relações sociais, com suas diferentes características se concretizem na sua expressão política, pedagógica, administrativa e disciplinar e deve regular, no seu âmbito, a concepção de educação, com os princípios constitucionais enquanto documento administrativo e normativo.

 

Fundamenta-se nos propósitos e diretrizes definidos na PROPOSTA PEDAGÓGICA da escola, na legislação geral do país e, especificamente, na legislação educacional
estabelecidas pelo Sistema de Ensino Federal e Estadual.

 

O Regimento Escolar deve ser aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, ou pela competência por ele atribuída, por outra instância na área educacional em cada unidade da federação.

 

Por ter caráter de documento legal, sua vigência ou modificação só passa a valer a partir do primeiro dia do ano seguinte à sua elaboração ou modificação.
A modificação do REGIMENTO ESCOLAR deve obedecer às mesmas normas que a modificação da legislação comum, não se podendo, simplesmente, suprimir ou anexar novo texto, sem observar expressamente o que foi substituído, suprimido ou acrescido.

A inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação é um desafio e efetivamente só se tornará realidade quando a comunidade escolar se preocupar com um projeto que tenha como fundamento a valorização da vida e a potencialidade existente em todos os seres humanos que são capazes de aprender e apreender novos conhecimentos.

As ações visam o desenvolvimento de metodologias e técnicas que estimulem também o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, buscando aproximação e coerência com as diretrizes atuais da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva estudada na primeira aula.

O documento base, que é o fundamento legal para a elaboração de um Regimento Escolar é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que define as diretrizes a serem seguidas em todas as escolas públicas ou privadas e em todos os níveis e modalidades de ensino em todo o   território brasileiro. Os modelos a serem seguidos constam do citado documento para garantir todos os direitos institucionais aos alunos e seus responsáveis no âmbito escolar, e são embasadas na Constituição Federal/88 art.º 6º e na Emenda Constitucional 90/2015 e no que couber nas Constituições Estaduais.

Os Estados da Federação e o Distrito Federal, através dos Conselhos Estaduais de Educação, são responsáveis por autorizar o funcionamento de escolas, fornecer informações relativas à educação em seu âmbito de atuação, tais como Pareceres e Instruções a que devem ser submetidas as redes de educação pública e particular.

No Brasil, a regulamentação mais recente que norteia a organização do sistema educacional é o Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020) . Esse documento, entre outras metas e propostas inclusivas, estabelece a nova função da Educação especial como modalidade de ensino que perpassa todos os segmentos da escolarização (da Educação Infantil ao ensino superior); realiza o atendimento educacional especializado (AEE); disponibiliza os serviços e recursos próprios do AEE e orienta os alunos e seus professores quanto à sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.

O PNE considera público-alvo da Educação especial, na perspectiva da Educação inclusiva, educandos com deficiência (intelectual, física, auditiva, visual e múltipla), transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades. http://revistaescola.abril.com.br/formacao/palavra-especialista-desafios-educacao-inclusiva-foco-redes-apoio-734436.shtml?page=1

12.3 Como elaborar o Regimento Escolar

 

Observe a seguir os aspectos devem ser contemplados na elaboração do Regimento:

  1. Identificação e caracterização da escola: a escola deve ser identificada com o nome completo da instituição, endereço, legislação que autorizou seu funcionamento, perfil socioeconômico da clientela e da localização, níveis e modalidades de ensino que oferece.
  2. Objetivos gerais e específicos da educação escolar: qual é a missão da escola, a proposta político-pedagógica da escola e os objetivos pelos quais foi criada; *destacar nesse aspecto como incluir de fato os alunos com necessidades educacionais especiais.
  3. Gestão administrativa e normas de convivência: a gestão na escola e a equipe de professores e profissionais habilitados são essenciais para garantir uma boa qualidade de ensino-aprendizagem, e que as regras de convivência efetivamente promovam a inclusão dos alunos de forma efetiva, numa integração com os demais alunos.
  4. Processo de avaliação: durante esse processo, tem que levar em conta o acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, realizado durante o percurso do aluno no ano letivo e as adequações que forem necessárias para garantir a aprendizagem dos alunos atendidos. Transformar os desafios do processo ensino-aprendizagem em conquistas e benefícios para os educandos, e reverter os fracassos que porventura surgirem durante o percurso de cada aluno.
  5. Organização e desenvolvimento do ensino: esse processo tem a característica principal de atender individualmente cada aluno, de acordo com sua necessidade. No caso de alunos com altas habilidades ou superdotação, por exemplo, será preciso prever atividades suplementares de enriquecimento curricular para atender o potencial que esse aluno apresenta. Preocupar-se em garantir aos alunos com dificuldades de aprendizagem um acompanhamento de acordo com seu ritmo com atividades que facilitem esse aprendizado.
  6. Organização da vida escolar: A organização da vida escolar de aluno incluído tem que ser pensada de forma a garantir sua aprendizagem, utilizando-se recursos audiovisuais, tecnológicos e outros e instrumentais que facilitem sua adaptação ao grupo.

 

Todos esses cuidados devem estar previstos e contidos no Regimento Escolar, pois assim a aluno terá garantido seu direito a um ensino de qualidade.

Antes de elaborar o Regimento para sua escola, é muito importante que você conheça a LDB 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor.

Leituras Recomendadas

Acesse os links abaixo e você terá mais subsídios para o seu trabalho:

- Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão

http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-continuada-alfabetizacao-diversidade-e-inclusao/apresentacao

- Legislação - Secadi

http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-continuada-alfabetizacao-diversidade-e-inclusao/legislacao

- Publicações MEC

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12814&Itemid=872

- Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/palavra-especialista-desafios-educacao-inclusiva-foco-redes-apoio-734436.shtml

Leia no Portal do MEC sobre a função do CNE – Conselho Nacional de Educação e a legislação específica para a escola inclusiva http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/14306-cne-historico

 

 

Atividade 1

Para que você observe a necessidade de cuidados especiais na elaboração de um Regimento Escolar, sugerimos esta atividade. Analise a situação-problema descrita a seguir.

Situação-Problema

Sr. João mudou-se do Estado X para o Estado Y. Ao procurar vaga para matricular seu filho, Felipe, com treze anos de idade, diagnosticado com síndrome de Down, teve dificuldades, pois as escolas procuradas alegavam não ter condições técnicas para receber o aluno, pois não “possuíam atendimento especializado”.

  • Você acha correta a alegação da escola? O que você faria como responsável pelo aluno para garantir a matrícula do Felipe?
  • Considerando o aspecto legal da situação, quais órgãos você acionaria para resolver a situação? Quais as providências que você tomaria para resolver essa situação?
  • Você teve acesso ao Regimento Escolar dessa escola?
  • Na sua avaliação, essa escola pode ser considerada inclusiva?

Descreva de forma sucinta o seu ponto de vista e sua atitude em relação à situação descrita.

 

 

Atividade 2
  1. Realize uma pesquisa e responda às questões abaixo. Oportunamente, compartilhe suas respostas no Fórum de discussão:

a) Qual é a função do CCE em seu Estado?

b) Existe uma Legislação específica para a escola inclusiva em seu Estado?

c) Qual é a necessidade de elaborar um Regimento Escolar?

Agora que você já visitou alguns ambientes virtuais, está apto a elaborar o Regimento de Sua Escola, mas antes vejamos alguns exemplos que poderão te ajudar:

 

 

Você estudou o conteúdo dessa aula, pesquisou, aprendeu, apreendeu e refletiu sobre o que é um Regimento e sobre a necessidade de se ter um regimento bem elaborado na escola. A seguir, apresentamos uma possível estrutura para organização de um regimento, para que você possa elaborar ou participar da elaboração de um Regimento Escolar com mais segurança. Esse modelo foi apresentado pela Secretaria de Educação do Paraná, conforme créditos apontados.

 

Sugestão de Organização de um Regimento Escolar extraído de: “Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Coordenação de Gestão Escolar. Subsídios para elaboração do regimento escolar / Secretaria de Estado da

Educação. Superintendência da Educação. Coordenação de Gestão Escolar. –

Curitiba: SEED – Pr., 2010. - 102 P. ISBN: 978-85-8015

 

SUMÁRIO: o que é sumário? A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta o seguinte conceito: “o sumário é a enumeração das divisões, seções, capítulos e outras partes do trabalho, seguindo a mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. A construção do sumário é uma das últimas tarefas a serem feitas no trabalho“. ABNT NBR 6027:2003

 

Os títulos, capítulos e seções devem ter destaque no Sumário e refletem as partes do regimento. Cada tópico deve ser escrito com clareza e apontar o que foi definido em conjunto com a equipe da escola, para registrar as normas que terão validade durante o ano letivo.

 

Nas diposições preliminares, você deve fazer a introdução, caracterizando a escola, contextualizando a missão e o percurso que será desenvolvido durante o período.

Nos Capítulos I, II, você irá identificar a escola, conforme já indicado no item 12.2.

 

No Título II, é abordada principalmente a organização da escola, do Projeto Pedagógico que já deve ter sido elaborado e aprovado pelas equipes, dos órgãos colegiados, das equipes curriculares, docentes, coordenadores, administrativos. Há que se detalhar como são compostas estas equipes e qual a função de cada membro na atividade escolar. Também são definidos os níveis e modalidades de ensino que são ofertados, os objetivos da educação básica e a organização curricular, bem como seu funcionamento.


O processo de matrícula, números de vagas disponíveis e horários de funcionamento das aulas são aspectos importantes, porque as famílias dos alunos normalmente estruturam sua vida cotidiana em função dos horários das aulas de seus filhos.

 

A equipe operacional que dará suporte ao aluno, principalmente fora da sala de aula, deve participar também da elaboração do Regimento para que possam ser ouvidos.

 

No Capítulo II, trataremos principalmente da vida escolar do aluno, dos documentos e arquivos, da matrícula, da frequência, aproveitamento de estudos, recuperação, classificação e reclassificação, se o aluno demonstrar um nível de aprendizagem mais avançado, transferência, do calendário escolar garantindo os 200 dias letivos previstos na LDB, as atividades extracurriculares e a forma de utilização dos espaços pedagógicos e de lazer, incluindo bibioteca, laboratórios e quadra de esportes, que devem estar claramente definidos como a escola se organiza nesses casos. A avaliação institucional por órgãos oficiais e externos também deve estar prevista no regimento.

 

No Título III, trataremos dos direitos,  deveres e proibições dos alunos, docentes, equipe administrativa, equipe Gestora  e comunidade escolar com regras discutidas e socializadas no grupo de elaboração do documento.

 

Cabe ressaltar novamente que a necessidade de desenvoler um trabalho com toda a equipe faz parte da escola na produção, votação e aprovação do Regimento Escolar, porque assim sendo o trabalho durante o ano letivo estará amparado em regras e na Legislação vigente. Ao final, lembrar de apresentar a data, nomes, número de documento de identificação pessoal e assinaturas de todos os participantes da elaboração.

 

Observe a seguir uma estrutura de tópicos possível:

 

TÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

CAPÍTULO I

IDENTIFICAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E MANTENEDORA

 

CAPÍTULO II

DAS FINALIDADES E OBJETIVOS

 

TÍTULO II

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

 

CAPÍTULO I

DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

 

Seção I

Do Conselho Escolar

Seção II

Da Equipe de Direção Seção III

Dos Órgãos Colegiados de Representação da Comunidade Escolar

Seção IV

Do Conselho de Classe

Seção V

Do Conselho de Avaliação da Educação de Jovens e Adultos

Seção VI

Da Equipe Pedagógica

Seção VII

Das Coordenações

Seção VIII

Da Equipe Docente

Seção IX

Da Equipe Técnico-Administrativa e dos Assistentes de Execução

Seção X

Da Equipe Auxiliar Operacional

 

CAPÍTULO II

DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

Seção I

Dos Níveis e Modalidades de Ensino da Educação

Seção II

Dos Fins e Objetivos da Educação Básica de cada Nível e Modalidade de

Ensino

Seção III

Da Organização Curricular, Estrutura e Funcionamento

Seção IV

Da Matrícula

Seção V

Do Processo de Classificação

Seção VI

Do Processo de Reclassificação

Seção VII

Da Transferência

 Seção VIII

Da Progressão Parcial

Seção IX

Da Frequência

Seção X

Da Avaliação da Aprendizagem, da Recuperação de Estudos e da Promoção

Seção XI

Do Aproveitamento de Estudos

Seção XII

Da Adaptação

Seção XIII

Da Revalidação e Equivalência

Seção XIV

Da Regularização de Vida Escolar

Seção XV

Do Calendário Escolar

Seção XVI

Dos Registros e Arquivos Escolares

Seção XVII

Da Eliminação de Documentos Escolares

Seção XVIII

Da Avaliação Institucional

Seção XIX

Dos Espaços Pedagógicos

 

TÍTULO III

DIREITOS E DEVERES DA COMUNIDADE ESCOLAR

CAPÍTULO I

DOS DIREITOS, DEVERES E PROIBIÇÕES DOS DOCENTES,

EQUIPE PEDAGÓGICA E DIREÇÃO

Seção I

Dos Direitos

Seção II

Dos Deveres

Seção III

Das Proibições

 

Leituras Recomendadas
Acesse os Regimentos indicados a seguir e analise suas estruturas.

Regimento Básico para as Unidades Escolares da Rede Oficial de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, do Município de Valença

Regimento elaborado pelo Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo.

Após pesquisar nos links indicado e fazer uma leitura de todo o material, sua tarefa será realizada com facilidade.

Você já tem em seu poder o “Regimento Escolar para uma escola inclusiva”. Parabéns pelo seu trabalho e sucesso!

O tema Regimento Escolar abordado nessa aula permitiu a você conhecer o documento essencial, que define as regras para o funcionamento, de uma escola inclusiva, devidamente amparada nas diretrizes da legislação federal e estadual, garantindo ao aluno o atendimento de suas necessidades.

 

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